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Dados Históricos

Publicado em 15/01/2014 às 11:19 - Atualizado em 15/01/2014 às 11:14

Itapoá é um nome de origem indígena e significa “pedra que surge”. O nome foi escolhido pela pedra localizada no Balneário Itapoá (Centro) a 300 metros da praia que faz um curioso surgimento seguindo o encanto das marés: quando alta fica submersa, quando baixa, fica à vista para contemplação.
Os índios Carijós foram os primeiros habitantes destas terras. A marca da existência desse povo ficou registrada por todo o município através dos Sambaquis.
Antes de se tornar cidade, Itapoá pertencia ao município de Garuva. Foi transformada em Distrito pela Lei n° 08/66, de 01 de março de 1966, pelo então Prefeito Dórico Paese e, em município no dia 26 de abril de 1989, pela Lei Estadual n° 7.586.


O acesso à Itapoá era feito pela Estrada da Serrinha, aberta em 1957 pela Companhia SIAP - Sociedade Imobiliária e Pastoril Ltda, cujos associados eram: Ari Alcântara Paese, Armando Colombo, Dórico Paese, Ernesto Paese, Geraldo Guinter, Mariano Guinter, Irineu Azevedo Cruz, José Colombo, Pedro H. Hermes, Waldemar Serafim e Werner da Silva. O Engenheiro responsável foi o Dr. Eni Alves Neves e o mestre de obras, Luis Brandalise. Com a extensão de 27,7 km, a estrada liga Garuva a Itapoá. Estabilizou-se como SC 415, pelo decreto 6.107 de 30 de novembro de 1990.
Em 1963 começaram estudos para a abertura de um novo acesso à Itapoá, pelo Engenheiro Dalei Buseti. Em 1965 abriram as primeiras picadas. E em abril de 1969, João Cornelsen, Ademar Pereira, Nelson Bergonse, Mario Spyra e outros começaram a obra que finalizou em 17 de novembro de 1970, com a denominação de Estrada Cornelsen.
Em 1985 foram construídas as duas pontes de concreto. A primeira fazendo divisa com o Paraná, pelo Governador José Richa (do Paraná) e a segunda pelo Governador do Estado de Santa Catarina, Esperidião Amim. Em 11 de julho de 1997 realizou-se a Concorrência Pública para a pavimentação da Estrada Municipal Cornelsen (Estrada do Sol), com 9,8 km. Participaram desta concorrência oito empresas, sendo a vencedora a ENGEPASA - Engenharia de Pavimento S/A. A obra teve início em 12 de dezembro de 1997, com a participação da comunidade e do Deputado Udo Wagner.